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O tipo de coisa que você certamente já ouviu, mas é sempre bom repetir: o óbvio, na grande maioria das vezes, é óbvio só pra você. ?
E ainda que seja óbvio pra todo mundo… precisa ser dito - e repetido, se for o caso. ?✨
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Essa é uma premissa válida para qualquer área da nossa vida e quando estamos falando da comunicação de um negócio, essa premissa se torna quase que uma obrigação.
Ou seja: não tenha medo de ser repetitivo!
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A verdade é que o teu cliente não é obrigado a saber tudo sobre o que você faz ou como ele deve colaborar com o teu trabalho. Ele não é obrigado a conhecer os seus prazos e processos - e muito menos aquele termo técnico (ou in english!) que você insiste em usar. Você precisa explicar. Mil vezes, se for o caso, e por mais óbvio e básico que seja.
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Muitas coisas são óbvias pra gente, afinal, nós sabemos o que está na nossa mente. Conhecemos o nosso trabalho e sabemos o que estamos fazendo. Mas, meu anjo, será que é, de fato, tão óbvio assim? ?
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A gente tende a achar que as pessoas pensam como nós e que certamente chegarão às mesmas conclusões que nós chegamos. Na prática, não é assim. Ou pior: com medo de ser repetitivo, a gente deixa passar detalhes essenciais pro bom andamento do nosso trabalho.
Bobagem. O fato é que uma comunicação clara e assertiva depende da transparência e do alinhamento entre todo mundo que tá no rolê.
Então, meu bem, cada vez que você pensar “mas isso é óbvio”, diga mesmo assim. Vai na fé: é melhor garantir que seja MESMO óbvio pra todo mundo. Não apenas para você. ?✨